Páginas

Marcadores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Neto perde o apoio da opiniõa pública


O DESGASTE DO NETO VEM DE ANTES DOS PROTESTOS!
Por Sergio Boechat

O Instituto Data Folha demonstrou, por meio de pesquisas, que praticamente todos os prefeitos e governadores, nos Municípios e Estados onde aconteceram os protestos nas ruas, exigindo tarifas menores de transporte público, o fim da corrupção, melhor qualidade na educação, saúde compatível com o que se paga de tributos, passe livre, serviço público de qualidade, redução de gastos na administração pública, cumprimento de promessas de campanha, entre outras reivindicações, a popularidade dos governantes desabou, chegando, em alguns casos, a cair 30 pontos percentuais. A verdade é que todos são culpados por todos os erros apontados, cada um na sua jurisdição.
Em Volta Redonda foi diferente. O Prefeito Neto começou a despencar 60 dias antes do início dos protestos, porque simplesmente o governo dele ainda não começou. Deve ter despencado muito mais depois dos protestos, porque está fazendo um fez diferente ou não fez uma porção de coisas que ele prometeu na campanha eleitoral, somando-se a isto os mesmos erros cometidos pelos demais prefeitos e que foram objeto de protestos também em Volta Redonda. A Empresa Orbital Pesquisas de Opinião e de Mercado realizou uma pesquisa no município, entre os dias 17 e 19 de abril deste ano, com 400 entrevistas, em 12 regiões da cidade, com um nível de confiança de 95% e erro relativo de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa mostra que em julho de 2012, o Governo Neto tinha a aprovação de 81,3% da população que julgava o governo bom ou ótimo, enquanto ruim e péssimo somavam 14,5%. Em abril de 2013, a aprovação caiu para 39%, somando bom e ótimo, enquanto ruim e péssimo alcançou 54.5%. Nenhuma surpresa neste resultado, com os episódios negativos da coleta de lixo, da falta de água e das promessas não cumpridas.
Quando foi pedido aos pesquisados que indicassem as razões da desaprovação do Prefeito, foram indicadas várias razões: Não cuida mais da cidade; não cumpre o que promete; descaso com a saúde; descaso com os professores e descaso com o povo. A maior parte da pequena aprovação do Governo vem de parte da população que ganha mais de 10 salários mínimos, isto é, quem menos precisa do Governo e não depende da Saúde Pública ou da Rede Municipal de Educação.
A Câmara Municipal está muito melhor do que o Prefeito, o que não é nenhuma vantagem. Tem uma avaliação positiva de 40% e negativa de 26%. A restrição que fazem aos Vereadores, de um modo geral, é que eles não representam o povo e apoiam o Prefeito, sendo atingidos diretamente pelo desgaste do prefeito. Uma pesquisa que seja feita agora, depois de todos os protestos e a ausência do Prefeito na audiência que discutiria o Bilhete Único, deve apontar um desgaste ainda maior, devendo a aprovação beirar os 25%, desde que seja feita por um Instituto sério e não tendencioso.
Mesmo que alguma pesquisa queira trabalhar com um questionário que induza o pesquisado ao erro ou mostre um resultado que não condiz com a realidade, fica difícil afirmar que o prefeito não sofreu um desgaste ainda maior depois dos sucessivos protestos em Volta Redonda, porque isto aconteceu com todos os governantes onde ocorreram os protestos e o prefeito já estava em um processo desgastante antes da sua posse, quando confirmou o mesmo secretariado e com as suas atitudes dúbias, tanto no seu discurso de posse, quando não anunciou nenhuma medida de austeridade, como nas primeiras decisões, nos primeiros 100 dias de governo.
De nada adianta o Presidente do PMDB e o Presidente do PT no município acharem que o desgaste não chegará ao interior do Estado, porque no caso de Volta Redonda o processo já estava instalado muito antes do povo ir para as ruas para reclamar os seus direitos. A reportagem publicada ontem no Diário do Vale nos faz prever que o Governo Municipal já está preparando todo mundo para uma pesquisa que vai tentar provar que o Neto não foi atingido por nada e que continua com o seu “prestígio” intocável, como já fez outras vezes e a gente até já sabe quem vai fazer a pesquisa.
A verdade é que o povo veio para ficar e estes protestos vão acontecer ininterruptamente, até à Copa do Mundo em 2014, que vai se confundir com a campanha eleitoral para as eleições gerais. E é bom não esquecer também que haverá um Olimpíada em 2016, também se confundindo com as eleições municipais. Muito desgaste ainda vai acontecer e esperamos que as coisas mudem e para melhor!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua opinião.