Em resposta à oração para os orientandos...
Nossa Senhora Desatadora de Dissertações e Teses, em ti confiamos para a proteção contra o Caboclo Trava-Orientando. Projeta-me de: enviar e-mail para o aluno e receber uma mensagem dizendo que o e-mail voltou; ligar para o telefone dele e ficar sabendo que o número não existe mais; receber o projeto uma semana antes de mandar para a banca.
Ah, Senhora, livra-me também: da pergunta “mas o que eu devo escrever?”; de escutar “eu não tenho tempo para estudar”; de ver nariz torcido quando peço para acrescentar um subtítulo; de ler textos sem revisão e formatação.
Nossa Senhora, afaste de mim: reclamações por que a banca foi exigente nas qualificações; reclamações por causa dos prazos de entrega dos trabalhos; reclamações da quantidade de leituras; reclamações por ter de cumprir as Atividades Acadêmicas; reclamações dos filhos, cônjuges, serviço, cachorro e papagaio.
Ó Senhora, dai-me a serenidade necessária para ouvir, ouvir e ouvir sem voar no pescoço de orientando; sabedoria para continuar utilizando a linguagem acadêmica mesmo quando a vontade é de...; e paciência para falar mil vezes a mesma coisa por 2 ou 4 anos.
Desatadora, desperte no meu orientando uma enorme vontade de ler os livros indicados. Que ele leia, faça resumos e traga questões para um debate; que ele entenda que as correções são para melhorar o texto e não criticá-lo; que ele queira publicar em coautoria comigo em revista com bom qualis; que ele entregue todos os trabalhos no prazo; que ele não queria convidar para a banca quem não tem relação alguma com sua linha de pesquisa; que ele dê o ar de sua graça, pelo menos, uma vez por mês.
Espero que a Senhora me ajude a encontrar professores para a banca de qualificação que convençam o orientando que seu objeto não cabe na caixa que ele quer enfiar; me ajude também a convencê-lo de não desistir do curso depois disso.
Sei que a senhora vai me dar a bênção de abrir meu e-mail e, como num passe de mágica, ver uma dissertação ou a tese pronta, revisada e formatada, pedindo somente meu aval para mandar para os avaliadores.
Minha Santa querida, já que eu inventei de ser professor de pós-graduação, dar aulas, ir a congressos, ter oito orientandos de uma só vez, publicar para pontuar na Capes e ainda fazer pós-doc, dá-me força e sabedoria para continuar sendo professor!
Que assim seja como a Capes queira: Amém!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua opinião.