Vitor Rezende
O que dá em Chico tem que dá em Francisco. FHC teve 14 anos de foro privilegiado após deixar a presidência, Lula também tem direito, pois democracia não se faz mudando as regras quando convém, por isso, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, decidiu que o juiz federal Sergio Moro encaminhe para o STF todas as investigações relacionadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Zavascki decidiu ainda que os grampos de ligações telefônicas não sejam mais divulgados, e deu 10 dias para que Sergio Moro preste esclarecimentos.
![]() |
Para Teori, a atuação do juiz federal colocou em risco a soberania nacional. |
Não ponho a mão no fogo por ninguém do PT, mas como todo cidadão, deveríamos ter direito a uma justiça imparcial e direito de defesa e contraditório. São os regimes de exceção que cassam estes direitos. Foro privilegiado se é correto ou não é outro debate, temos que mudar as leis.
O foro privilegiado é uma garantia aos homens públicos e governantes que, seja por perseguição política, seja por disputa de poder, seja contrapondo interesses de poderosos, evitariam que tenham seus direitos licerciados, como ocorreu na ditadura, inclusive com Lacerda, que apoiou a ditadura e também o golpe e depois teve seus direitos cassados. Que aconteceu com centenas de torturados.
No caso em questão sem fórum privilegiado, como garantir estes direitos? Como garantir estes direitos se a justiça com Moro é sabidamente parcial? Haja visto que os demais investigados Aécio, Cunha, Roseana Sarney, Michel Temer transitam livremente, concedem entrevistas como bastiões da moralidade, sem ser importunados por Moro, ou coagidos a depor, sem grampos e escutas e sem áudios vazando na mídia, sem ter suas vidas devassadas e a dos seus filhos.
Moro não investiga mais a lava jato, depois de Bumlai o foco é o Lula, que nada tem a ver com a Lava jato pois é outro processo. Enquanto isto Youssef está esquecido, e o dinheiro da Petrobras não volta aos cofres. Moro se perdeu na sua gana de prender Lula e esqueceu do resto. Quase dois anos só agora que indiciaram 4 integrantes do PP de um total de 36 sendo investigados do PP.
Se Lula for julgado e condenado pelo supremo ele deve pagar, mas temos que lembrar que Curitiba investiga Lula a quase dois anos e até agora Moro não indiciou ele. Por quê? Moro estaria protegendo o Lula? Eu duvido. Moro não teria evidências para prendê-lo, mesmo com esta devassa em suas contas e vida pessoal? Ou Moro e sua equipe são incompetentes, o que também duvido, ou não encontram nada. Se não encontraram nada, isto que estão fazendo com a família de Lula se torna preocupante, ou seja, não tenho nada vou pelo menos jogar factóides para denegrir ainda mais a já denegrida imagem pela mídia do Lula e do PT.
Ao PT vale o aprendizado, se é que aprendeu: com o inimigo não se casa, nem se dorme na mesma cama, nem muito menos se senta na mesma mesa para jantar, pois vai que se come a mesma comida, pode estar envenenada.
Vitor Rezende é economista
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua opinião.