Páginas

Marcadores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Potencial de votos em Haddad salta de 27% para 39% em 2 semanas, revela Ibope



Depois de um imbróglio envolvendo a retirada de Lula do questionário, o Ibope resolveu divulgar na noite de quarta (5) o resultado da pesquisa feita entre os dias 1 e 3 de setembro, após o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral que barrou a candidatura do ex-presidente petista. O Jornal Nacional, principal jornal da Globo - que contratou a pesquisa do Ibope, junto com o Estadão - só divulgou os resultados de intenção de voto no primeiro e segundo turno e a rejeição dos presidenciáveis.

A partir desta quinta (6) é que os demais questionários provavelmente terão respostas divulgadas. Como, por exemplo, o que afere o potencial de votos em Fernando Haddad - que foi divulgado pelo Estadão no período da manhã.

Segundo o portal Brasil 247, contudo, Lula esteve entre os demais candidatos quando a pergunta foi "em que você votaria para a Presidência da República se a eleição fosse hoje", e o resultado ainda não foi exposto ao público. Leia aqui.

Segundo o Ibope, o potencial de votos no ex-prefeito saiu de 27%, em 20 de agosto, para 39%, em 4 de setembro. Ou seja, Haddad cresceu 12 pontos nesse contexto. O atual resultado é a soma dos que declararam que "com certeza" (saltou de 13% para 22%) votariam no petista para a Presidência com os "poderiam votar" (14% para 17%).

Em intenções de voto, contudo, Haddad aparece em quarto lugar, com 6% (antes, eram 4%). Ele está tecnicamente empatado com Geraldo Alckmin, que tem 9% (antes, 7%). A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Na liderança sem Lula, Jair Bolsonaro oscilou para cima dentro da margem de erro: foi de 20% para 22% das intenções de voto. 

Atrás de Bolsonaro estão em situação de empate Marina Silva e Ciro Gomes, com 12% cada. Marina manteve o mesmo desempenho da pesquisa anterior e Ciro cresceu 3 pontos. Dentro da margem de erro, eles estão empatados com Alckmin.

Brancos, nulos e não respoderam somam 29. 

No segundo turno, Bolsonaro perderia de todos os candidatos e empataria com Haddad, dentro da margem de erro. Os resultados são esses:

SEGUNDO TURNO

Ciro 44 x 33 Bolsonaro - Soma de brancos/nulos/não responderam: 23
Alckmin 41 x 32 Bolsonaro - B/N/NR 27 
Marina 43 x 33 Bolsonaro - B/N/NR 23
Haddad 36 x 37 Bolsonaro - B/N/NR 27

REJEIÇÃO

Bolsonaro 44
Marina 26
Haddad 23
Alckmin 22
Ciro 20
Meirelles 14
Daciolo 14
Eymael 14
Álvaro Dias, Boulos, Vera 13
Amoêdo 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua opinião.