Páginas

Marcadores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Brasileiro tem mais interesse por ciência, aponta pesquisa

Um estudo realizado pelo MCT e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) mostrou que a percepção e a curiosidade da população brasileira pela ciência melhoraram nos últimos anos. O número de pessoas interessadas pela temática passou de 41% para 65%, entre 2006 e 2010. Para o MCT, esse resultado é reflexo de iniciativas como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Realizada entre junho e julho do ano passado, a pesquisa “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”, ouviu homens e mulheres com idade igual ou superior a 16 anos, num total de duas mil entrevistas. Para 82% dos entrevistados, a ciência trouxe mais benefícios para a sua vida. Em 1987, 52% diziam que a ciência brasileira estava atrasada e hoje 50% consideram que a situação é intermediária.

Baixo conhecimento

Embora o interesse e o acesso à informação tenham crescido, os brasileiros ainda têm pouco conhecimento sobre o tema. Somente 15% das pessoas abordadas foram capazes de citar uma instituição científica importante no país e poucos puderam indicar o nome de um cientista famoso.
“Isso significa que nós não estamos sabendo contar a história da ciência no Brasil, nem na escola e nem nos meios de comunicação”, avaliou o coordenador do estudo, Ildeu Moreira, que também é diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCT.

A pesquisa está disponível neste link.
http://www.mct.gov.br/upd_blob/0214/214770.pdf


(Com informações do MCT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua opinião.