Joaquim Barbosa esconde sua estratégia para o planalto |
Começou bem. Bem à brasileira!
Frustrou Aldo Rebelo, que havia sido recém filiado ao PSB para figurar como vice-presidente em uma chapa liderada por Rodrigo Maia(DEM).
Aldo, preterido, foi tentar a tal vaga de vice no SOLIDARIEDADE. E o PSB recebeu Joaquim Barbosa no lugar do ex-comunista. A princípio, para ser candidato à presidência.
Ocorre que as duas maiores bases pessebistas estão engajadas em outra candidatura. São Paulo e Pernambuco pressionam para que o partido adira à candidatura tucana. Há ainda, mesmo do PSB, quem queira ver Barbosa como vice de Marina Silva.
Marina é um ser político sazonal, só existe durante os meses de eleição. Barbosa é personalista e jamais se disponibilizaria aparecer como figura decorativa de Marina ou de Alckimin.
O PSB, esfacelado ideologicamente, tenta se afirmar como cnpj eleitoral. Aqui no estado de Goiás o partido já foi até propriedade dos Batista(JBS).
Barbosa faz força, mas enfrenta o desafio de conectar à sua candidatura as peças oportunistas e conservadoras do PSB.
Mesmo que consiga, Barbosa será um refém, um arremedo de candidato. Seu silêncio, que hoje é apenas uma estratégia para não melindrar nenhum grupo partidário, pode mesmo se transformar em fato eleitoral: quando o candidato é um tipo de Marina Silva, que diz uma coisa num momento e desdiz no lance seguinte.
Barbosa espera ser carregado numa Liteira, nos braços do povo. Se conseguir ser candidato, o risco é só chamar atenção de uma meia dúzia daqueles patos com camisa da seleção: muitos deles não tem coragem de aderir ao mito e estão com raivinha do PSDB.
Barbosa, que poderia ser um bom quadro, infelizmente, vai derretendo na cena político-partidária. Menos vaidoso, ele poderia ser mais útil como militante e conselheiro. Muito vaidoso, estará sujeito aos oportunistas partidários e ao DEVIR eleitoral.
Se tudo der errado para o campo conservador, a direita estará pronta para arregimentar seus asseclas e realizar as fantasias de Barbosa: ser carregado numa Liteira!
Peterson Leal - Sociólogo e Professor
* https://www.facebook.com/peterson.lealpacheco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua opinião.